Gladiadores Romanos
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho será abordar a origem e as espécies de gladiadores que existiram na Roma Antiga, bem como as diferentes escolas que os treinavam e as armas e técnicas utilizadas por cada um desses exímios lutadores históricos, apontando juntamente a politica existente na época, denominada de “pão e circo”, adotada pelos imperadores romanos que levou à criação desses combates históricos como um meio de entretenimento para a grande massa existente na época.
2. HISTÓRIA DOS GLADIADORES
O nome gladiador é um termo oriundo da palavra gladio, arma que era usada pela maioria dos combatentes, e esse nome era utilizado para definir escravos, prisioneiros de guerra ou soldados fugitivos que eram treinados e postos em uma arena para lutarem de forma violenta por sua própria vida a fim de entreter o povo romano. Essas batalhas quase sempre terminavam com a morte cruel de um dos combatentes. No entanto, essa não era a regra geral: como custava muito ter e treinar um bom gladiador, os seus donos consideravam lastimável e nada lucrativo a ato de ter que abrir mão de pelo menos um deles a cada luta. Quando essa morte era iminente, quem definia a sua consumação era o imperador que presidia o evento (ou dono da arena) acompanhado pelo clamor da grande massa que assistia.
De acordo com a REVISTA MUNDO ESTRANHO (2012), os gladiadores eram fortemente treinados pelos seus mestres e tinham uma rotina de vastos exercícios e uma dieta regada a muita carne vermelha, pães, ovos e cereais tudo temperado com cinzas de madeira, pois acreditavam que as cinzas lhe proporcionariam força extra para os combates, e o único líquido que ingeriam era a água.
Os gladiadores eram classificados em diversos tipos. Dentre as espécies de gladiadores destacaremos o Secutor, o Retiarius, o Dimachaeri e o Hoplomachus, também os que combatiam montados em cavalos, chamados de Andabati e os Equites, e as Gladiadoras, também chamadas de Gladiatrises.
O