gladiador
No outro dia, após assumir o trono, manda matar Maximus, que é levado à colina por guardas para ser morto. No ato Maximus pega a espada de um dos guardas e guerreia matando-os.
Ao fugir e sem forças vai a sua casa e encontra sua família morta e queimada pelos guardas de Cômodos. Após sua descoberta desmaia e é raptado por vendedores de escravos que o leva a um vilarejo onde é comprado por ex-gladiador, que o utiliza para ganhar dinheiro.
Maximus luta com vários gladiadores e os vence, dando muito dinheiro a seu patrão.
Ele pede a seu patrão sua liberdade, que é concedida. Na mesma noite sente-se raivoso e jura morte a Cômodos. No palácio que estava preso, o exército de× Cômodos entra e mata seu amigo que havia lhe concedido sua liberdade. É preso e levado para o palácio de Cômodos onde é desafiado por ele que trapaceia para vencer.
Na arena, batalha com Cômodos e o mata. Após o ato diz que libertasse seus homens e tornasse Roma em uma Polis democrática novamente, após o dito, cai morto.
Foi com esse maravilhoso slogan que Gladiador foi super marketeado em sua época de lançamento, firmando o retorno dos grandes épicos à tela do cinema, iniciado por Coração Valente poucos anos antes. Só que enquanto a obra prima de Gibson toma um rumo bem mais realístico por fatos históricos, Scott belisca certos personagens, localidades e situações para criar uma história completamente nova ambientada durante um período crítico do Império Romano.
Russell Crowe (Los Angeles: Cidade Proibida) encarna×