Gladiador
Orientações gerais para elaboração de resenhas críticas nas disciplinas Tópicos Integradores (Curso de Gestão de Recursos Humanos) e Gestão do Capital Humano (Curso de Processos Gerenciais).
1. Definições
Resenha-resumo:
É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um espetáculo, sem qualquer crítica ou julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo principal é informar o leitor.
Resenha-crítica:
É um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de recensão crítica.
2. Objetivo da resenha
O objetivo da resenha crítica é divulgar ou fazer um apanhado geral sobre determinado assunto, colocando aos olhos do leitor o parecer do resenhista. Para nossa disciplina, o objetivo é sintetizar o conhecimento formulado pelo aluno com base nos materiais de referência e os conhecimentos que já possuem.
3. Extensão da resenha
Em geral, a resenha não é um texto longo, "um resumão" como normalmente feito nos cursos superiores ... Para melhor compreender este item, basta ler resenhas veiculadas por boas revistas ou periódicos conceituados. Para nossa disciplina, fica estabelecido o limite de uma página. Isso visa estimular a capacidade de síntese dos alunos.
4. O que deve constar numa resenha
Devem constar:
O título
A referência bibliográfica da obra (conforme Manual Normatização de Trabalhos Acadêmicos – Unis 2012)
O resumo, ou síntese do conteúdo
A avaliação crítica
5. O resumo do objeto resenhado
O resumo que consta numa resenha apresenta os pontos essenciais do texto e seu plano geral. Pode-se resumir agrupando num ou vários blocos os fatos ou idéias do objeto resenhado.
Veja exemplo do resumo feito de "Língua e liberdade: uma nova