Girrasol
FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA
MILVO MARCELO PREVEDELLO
PERSPECTIVAS DO CULTIVO DE GIRASSOL NO MATO GROSSO
CUIABÁ – MT
Setembro de 2004
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA
Discente: MILVO MARCELO PREVEDELLO
Docente:Professor EUGÊNIO NILMAR DOS SANTOS
PERSPECTIVAS DO CULTIVO DE GIRASSOL NO MATO GROSSO
CUIABÁ – MT
Setembro de 2004
SUMÁRIO
15 2
15 4
GIRASSOL 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
INTRODUÇÃO
O girassol é uma fonte importante de óleo comestível. Sua produção mundial ultrapassa 20 milhões de toneladas anuais de grãos.
O óleo de girassol vem despertando, nos últimos anos, o interesse de muitos consumidores pelo recente conhecimento científico de que ele reduz o nível do colesterol que traz risco à saúde humana, quando em excesso nos vasos sanguíneos.
Originária da América do Norte a planta do girassol se desenvolve e produz bem na maior parte do Estado de São Paulo.
As regiões muito úmidas do leste e do Sul do estado são inaptas para o seu cultivo. A incidência de doenças por excesso de umidade limita a produção nessas regiões.
A cultura do girassol tem boa resistência à seca e ao frio, podendo ser usada com vantagem como segunda cultura. Outra vantagem, é a sua total mecanização.
O rendimento de grãos na lavoura de girassol pode atingir e ultrapassar 2500 kg/ha, com a tecnologia nacional atualmente disponível. Em áreas experimentais há registro de rendimentos superiores a 3000 kg/ha.
GIRASSOL
O girassol é uma das quatro maiores culturas oleaginosas produtoras de óleo vegetal comestível em utilização no mundo. É cultivado, com sucesso, nos cinco continentes, em mais de 26 milhões de hectares. Mas não é só o excelente óleo comestível que torna esta planta interessante. Se existe a planta ideal, da qual tudo se aproveita, o girassol