giro e capitais
Diversificação de ativos de uma carteira que sugere dividir os investimentos em alguns ativos diferentes para diminuir o risco, porém, a diversificação vai além da decisão dividir, mas sim, reduzir o risco das aplicações. Mas é preciso avaliar a exposição dos riscos dos ativos que compõem sua carteira de investimentos.
Já a volatilidade é uma variável que mostra a intensidade e a freqüência das oscilações nas cotações de um ativo financeiro, Comumente podendo ser ação, título, fundo de investimento ou índices das bolsas de valores de acordo com um período de tempo. A volatilidade é um dos parâmetros mais utilizados, para mensurar o risco de um ativo considerado.
A relação existente no meu entendimento é que a volatilidade é uma ferramenta que auxilia a tomada de decisão quando se refere à diversificação de ativos, pois é uma medida muito utilizada que mensura a possibilidade de uma ativo cair ou subir.
2) A diferença entre o Índice Beta e o Índice Sharpe, depois dê as principais formas que cada um deles classifica os investimentos. Com base essa descrição discuta: é possível afirmar que eles podem ser usados isoladamente?
O Índice Beta é um indicador que mede a sensibilidade de um ativo em relação ao comportamento de uma carteira que represente o mercado. É a relação entre a variação do retorno de uma ação (ativo) e o Ibovespa (mercado).
O índice Sharpe é um indicador que permite avaliar a relação entre o retorno e o risco de um investimento. Ele avalia, além da rentabilidade, o risco de um investimento. É amplamente utilizado na análise de fundos de investimento, pois tem como objetivo ajustar o retorno do fundo pelo seu risco. O índice é calculado da seguinte forma:
Índice de Sharpe = (Retorno do Fundo ? Taxa livre de risco)/DP, onde DP equivale ao desvio padrão dos retornos do fundo. Quanto