Girasol, siga a luz!
Um TrackSun é uma forma simples e eficaz para a captação de energia solar. Ter painéis sempre alinhados com a posição do Sol aumenta consideravelmente o volume de energia elétrica produzida por eles, se comparado a instalações com placas estáticas, por isso vamos nos arriscar a montar um destes!
Existem várias maneiras de se fazer um Girasol e com os mais diferentes materiais. No meu caso, prezei pelo uso de objetos recicláveis, que frequentemente são jogados no lixo. O mais importante é manter uma boa estrutura, que permita um bom deslocamento dos eixos de inclinação e rotação, isso vai ajudar no seu equilíbrio.
Lista de componentes
Um Arduino, pode ser um Standalone Dois Servos motores, usei os de 9G Três Sensores de luminosidade, LDR Duas Placas de energia solar, cuidado com o peso Três Resistores, usei os de 1K Vários Capacitores eletrolíticos de valores altos Um Diodo 1N5817 Cabinhos flexíveis
Lista de objetos
Tampinhas de embalagens, como de leite e desodorante Mídia de CD, DVD e Vinil, grandes e pequenos Pedaços de cano com bitolas variadas Um prendedor de roupas Três tampinhas de caneta BIC Pedaços de arame para fixação dos componentes
O Arduino
Com o Girasol montado, iremos usar 3 portas analógicas e 2 digitais do Arduino. As analógicas ficam encarregadas de lerem os valores dos sensores de luminosidade e as duas digitais responsáveis pelo controle dos servos motores. Então nada melhor que montar uma versão standalone e economizar 29 dólares.
Os Servos
O Servo de inclinação terá uma sobrecarga maior se comparado ao de rotação, então devemos pensar