girara
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL - MC
PROF: WAGNER PASSOS
ALUNO: ANTONIO A RODRIGUES
PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTO BUSCADO NA INTERNET
ANÁLISE DO EXPERIMENTO PESQUISADO
Esta atividade experimental teve como ponto de partida o texto encontrado em “http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/mec16.htm” , com o titulo “GIRA-GIRA II”, este texto teve que sofrer algumas adaptações para poder ser posto aos alunos do Liceu Piauiense, escola localizada na cidade de Teresina/PI.
Uma das modificações foi a questão de que o massa fixa poderia ser uma composta de pequenas pedras ou algum estojo ou bolsa pequeno de algum dos alunos que compunham o grupo experimental, ao invés de bolinhas de gude. Outra modificação foi colocar questões sobre o experimento, para que o aluno ao longo da atividade as respondesse e conseguisse fixar os conteúdos apreendidos em sala de aula.
O experimento Gira-Gira é fácil de ser produzido e o material para isso também é fácil de ser encontrado, pois os alunos só precisam encontrar tais materiais e reunirem-se para fazer a montagem.
Este experimento é qualitativo, pois se buscar apenas o caráter analítico do problema em estudo, quando se tem mais interesse no processo do que nos resultados e produtos. Ao ser usado um ambiente natural e com material do cotidiano do aluno, tudo isso como fonte de recolha de dados e colocando o aluno como investigador, este se torna o instrumento principal desta atividade, alem do fato de que este experimento procura a compreensão dos fenômenos, pelo investigador, a partir da perspectiva dos participantes.
Os dados tomados serão as analises que os alunos terão que fazer de todo o experimento, com base no que eles aprenderam antes em sala de aula, ao terem tido contato com o conteúdo teórico e mesmo trazendo para a atividade experimental, seu conhecimento prévio (cotidiano). O aluno terá que descrever o experimento e de posse de sua analise dos