giovanni arrighi bibliografia
No ano de 1963, foi à África investigar modelos de desenvolvimento econômico para o continente. Giovanni Arrighi, na realidade, investiga os processos de formação do mercado do trabalho e no desenvolvimento econômico na África setentrional e na Europa setentrional, nas origens e transformações do sistema capitalista mundial e na estratificação daeconomia global. No ano de 1969, volta à Itália e começa a interessar-se pelos problemas do movimento operário, que integram grande parte dos seus estudos até o final dos anos 70.
Então, Arrighi vai para os Estados Unidos, centralizando seus estudos para o caráter da crise mundial, integrando as análises na perspectiva dos períodos, para saber como ficavam as economias nacionais no novo marco internacional e também quais as perspectivas da economia mundial. Com o Livro: O longo século XX, recebeu o prêmio “Distinguished Scholarship” da American Sociological Association em 1995.
Seus últimos cursos foram: "Teoria social-Interação Social", "Sociologia econômica: seminário sobre o desenvolvimento", "Seminário sobre o desenvolvimento nacional", "Sociologia histórica do leste asiático", "Teorias do desenvolvimento internacional", "Seminário geral do instituto para estudos globais na cultura", "No poder e na história". Atuou em obras recentes como: "Globalization and historic macrosociology", publicado por Janet Abu-Lughod.
Seus livros mais recentes são "O Longo Século XX", "Caos e