Giovanii
Essas geometrias começaram a serem estudadas por Girolamo
Saccheri (1667-1733) que publicou uma série de teoremas, concluindo ter chegado a uma contradição do quinto postulado de
Euclides, que aparece na obra de Euclides intitulada Elementos. Mas, após essa publicação, Saccheri veio a falecer, permanecendo sua obra esquecida. Desde a publicação dos Elementos, havia suspeitas que o seu quinto postulado poderia ser demonstrado utilizando os quatros postulados anteriores, e muitos foram os matemáticos que tentaram demonstrá-lo, mas só por volta de 1830 surgiram suspeitas que talvez outras geometrias pudessem ser desenvolvidas contradizendo o postulado das paralelas e, portanto, ele não poderia ser demonstrado a partir dos outros.
A não existência de prova do quinto postulado de Euclides levou os matemáticos a interpretar que este não é uma conseqüência dos outros quatro anteriores, e ao substituí-los poderiam criar uma geometria consistente como a de Euclides.
O húngaro János Bolyai (1802-1860) e o russo Nicokolai
Ivanovich Lobachevsky (1793-1856) publicaram, independentemente a descoberta de geometrias não-euclidianas, ou seja, neste caso geometrias que negavam o postulado das paralelas descrito por
Euclides.
As publicações de Bolyai e Lobachevski não foram suficientes para convencer o mundo matemático da possibilidade das geometrias não-euclidianas. Esses trabalhos eram parecidos com os de Saccheri, negando o postulado das paralelas, demonstrando uma série de teoremas sem chegarem a contradições.
3Georg Friedrich Bernhard Riemann (1826-1866) teve o