Ginástica
A ginástica tem, cada dia mais, ocupado um papel importante na saúde pois, além de estar relacionada à fonte metabólica, acarretando gasto de energia e contribuindo para a chamada “boa forma”, ela é hoje uma das soluções para muitos problemas relacionados aos músculos e articulações. 2. GINÁSTICA E FONTE METABÓLICA
2.1. Metabolismo
Metabolismo é a soma de processos químicos e físicos que ocorrem dentro de um organismo vivo.
O metabolismo divide-se em catabolismo (quebra de uma substância para obter energia) e anabolismo (capacidade que o organismo possui de transformar uma substância em outra que sirva para seu desenvolvimento e reparação). De organismos unicelulares (formados por uma única célula) a pluricelulares (formados por várias células) ocorrem funções metabólicas.
2.2. Funções Metabólicas
Um bom exemplo de função metabólica é o processo de respiração celular que ocorre nos organismos aeróbicos, onde a mitocôndria quebra a glicose introduzindo oxigênio no carbono, retirando, assim, sua energia.
Existe uma grande variedade de vias metabólicas. Em humanos, as vias metabólicas mais importantes são:
Glicólise - oxidação da glicose a fim de obter ATP
Ciclo de Krebs - oxidação do acetil-CoA a fim de obter energia
Fosforilaçãooxidativa - eliminação dos elétrons libertados na oxidação da glicose e do acetil-CoA. Grande parte da energia libertada neste processo pode ser armazenada na célula sob a forma de ATP.
Via das pentoses-fosfato - síntese de pentoses e obtenção de poder redutor para reações anabólicas.
Ciclo da ureia - eliminação de NH4+ (amônia) sobre formas menos tóxicas.
B-oxidação dos ácidos gordos - transformação de ácidos gordos em acetil-CoA, para posterior utilização pelo ciclo de Krebs.
Gluconeogênese - síntese de glicose a partir de moléculas menores, para posterior utilização pelo cérebro.
As diversas vias metabólicas relacionam-se entre si de forma complexa, de forma a permitir uma regulação adequada.