Ginástica
Actualmente empresas com bons planeamentos estratégicos e gestão de recursos humanos, implantaram programas de qualidade de vida e actividade física dentro de suas instituições. Esses programas têm como principal objectivo desenvolver nos colaboradores uma maior consciencialização sobre vários aspectos da saúde e melhoria da qualidade de vida, impactando na diminuição dos custos e aumento da rentabilidade destas empresas.
Com a automação e a informatização da maioria dos sectores das empresas, muito do estilo de vida dos colaboradores tem sido modificando juntamente com esse processo. Isso significa que, com as facilidades tecnológicas, o ser humano tem se tornado efectivamente mais sedentário.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho, os países arcam com custos médios equivalentes a 4% de seu P.I.B. a cada ano, em decorrência de acidentes, tratamento de doenças, lesões e incapacidade relacionada ao trabalho.
Produtos (ou serviços)
1- Ginástica laboral
2- Programa ocupacional através da Actividade Física: trekking, bici-turismo, treinamento de equipes, torneios amistosos inter-empresas, programas específicos para gestantes e recém-mamás, actividade físico-recreativa em piscina, etc.
3- Palestras educativas sobre saúde: nutrição, hábitos de vida saudáveis, tabaco, álcool, etc.
4- Treinamento pessoal (personal trainer) para quadros destacados.
Produtos/Serviços 1- Ginástica laboral
Impossível falar em saúde no ambiente de trabalho sem mencionar a Ginástica Laboral.
Embora as primeiras manifestações de actividades físicas em empresas datem de mais de 100 anos, a Ginástica Laboral é um ramo relativamente novo para a maioria das empresas.
Sobre a Ginástica Laboral a primeira notícia que se encontra é uma pequena brochura editada na POLÔNIA em 1925 (alguns anos depois surgiu na Holanda e Rússia), onde foi chamada também de Ginástica de Pausa sendo destinada a operários. No início dos anos 60 surgiu também na Bulgária, Alemanha, Suécia e