Ginástica- Políticas Públicas
Faculdade de Educação
Licenciatura em Educação Física
Disciplina: Ginástica III
Aluna: Tiali Dória Machado Santos
Síntese do texto Políticas Públicas de Esporte e Lazer e Políticas Públicas Educacionais.
Promoção da Educação Física dentro e fora da escola ou dois pesos e duas medidas?
Referência:
Resumo O texto apresenta em seu resumo o seguinte: Foi feita uma comparação da histórica precariedade da educação física escolar ao quadro do crescimento das políticas públicas de esporte e lazer, e de projetos sociais esportivos no Brasil. O resultado obtido foi, que no atual ordenamento sociopolítico-econômico, a utilização do esporte e do lazer ocorre ora como mercadoria, ora como pseudodireito social.
Introdução
Nessa parte do texto os autores sinalizam dois pontos, o surgimento de políticas públicas de esporte e lazer e dos projetos sociais esportivos como ação prioritária na formação cidadã e integração social de crianças e jovens em idade escolar e a não relevância e investimento na educação física escolar.
Objetivo
Os autores expõe que tinham como objetivo analisar a relevância e a necessidade de investimento que vêm sendo dada à Educação Física Escolar comparativamente aos avanços observados no desenvolvimento das políticas públicas de esporte e lazer e dos projetos sociais esportivos.
Metodologia
A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica.
Desenvolvimento
Mudanças no processo sócio histórico e a Educação Física Os autores veem desenvolvendo a seguinte reflexão histórica: O apontamento de um novo ordenamento econômico mundial que se reflete no desmantelamento da ideia de “Estado de bem-estar social”. E soma-se a esse fato, mudanças na forma de organização do trabalho, provocadas pela revolução tecnológica, o que gera desemprego e assim eleva os índices de miséria. A partir dessa conjuntura exposta, uma das referências usada é Wallerstein (2003) que expõe uma breve análise sobre a educação