Ginástica para terceira idade
Atualmente o ser humano vive mais tempo, devido a avanços tecnológicos na medicina. Viver mais tempo, porém nem sempre significa viver bem. Observando as estatísticas da longevidade tudo começa a mudar. Investir na terceira idade é quase que uma garantia de sucesso.
Essa camada populacional não é como antigamente, o ‘velho’ é mais interado da realidade em que vive, em boa parte das vezes ele é o principal provedor financeiro da família, devido à sua aposentadoria ou por meio de outra atividade lucrativa.
Um amadurecimento consciente propicia ao idoso a possibilidade de uma busca consciente da melhoria de sua qualidade de vida. Hoje as pessoas preocupam-se mais com a preservação e conservação da saúde, com bons hábitos alimentares, sabem que o sedentarismo pode causar doenças e, assim, procuram se exercitar com mais freqüência, por isso um bom programa físico para a terceira idade é sinônimo de sucesso. O convívio social é muito importante para todos, associado a uma orientação sobre uma mudança de hábitos alimentares e posturas resulta em uma mudança fisiológica considerável e conseqüentemente à melhoria da saúde, e ajudam na continuidade de uma atividade física. Todos os alunos antes de iniciar as atividades, passam por uma avaliação médica e a apresentam a coordenação, que encaixa essa pessoa no programa adequado a suas necessidades individuais, ginástica, alongamento e reestruturação postural.
As atividades físicas são divididas em:
• Aferição da pressão arterial;
• Alongamento e Reestruturação Postural;
• Jogos recreativos (peteca, queimada, atenção, equilíbrio, memória, etc.);
• Ginástica localizada e aeróbica com baixo impacto;
• Caminhadas;
• Palestras com profissionais qualificados. A descoberta da real importância na prática física e o desenvolvimento da auto-estima são fundamentais, somados a colaboração dos alunos, que é um fator preponderante, são os responsáveis pelo êxito no trabalho.
OBJETIVOS GERAIS
•