Ginástica geral e educação física escolar
AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. Campinas, SP: Ed.da Unicamp, 2003
OBJETIVO DA OBRA
Analisar e discuutir o desenvolvimento da ginástica no contexto escolar, como essa modalidade vem sendo trabalhada. Compreender como vem sendo desenvolvido seu conteúdo nas escolas de ensino fundamental e médio, assim como de fato se deve aproveitar essa modalidade no desenvolvimento social e crito do cidadão.
PALAVRAS-CHAVES
Ginástica, Educação, Escola
O livro Ginástica geral e educação física escolar é dividido em três capítulos e ao decorrer deles a autora demonstra a intenção de nos fazer refletir e descobrir o significado de ginástica geral bem como a diferença entre ginástica geral e ginástica de competição e nos trás informações sobre essa área tanto no Brasil com no mundo analisando e nos incentivando a fazer uma reflexão crítica sobre a trajetória da mesma na sociedade contemporânea, faz ainda uma aproximação da ginástica geral no âmbito escolar nos ajudando a reconhecê-la como um dos principios básicos da educação.
Nos capítulos um e dois do livro Eliana Ayoub reflete sobre a origem e desenvolvimento da ginástica geral e faz crítica de como a mesma vêm sendo desenvolvida na atualidade dando enfase ao corpo, alimentando a ditadura do corpo ideal. Busca primeiramente uma definição de ginástica e com base em suas pesquisas e entrevistas deixa claro a denominação de ginástica como “Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade” associando o exercício físico à nudez no sentido do livre, do neutro. Logo em seguida enfatiza a ginástica sendo considerada científica, fruto das diversas formas de se pensar os exercícios físicos em países da Europa surgindo os métodos escolas de ginásticas ou movimento ginástico europeu e, como prática científica destaca seu caráter ordenativo, disciplinador. A autora ainda deixa claro que é a favor de uma ginástica que crie espaço