Ginástica Dinamarquesa
FUNDAMENTOS DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS
PROFESSOR JORGE LUIZ TEIXEIRA DA SILVA
Ana Carolina Winck
Maria Ramos
Mariana Groth
GINÁSTICA
ESCOLA DINAMARQUESA
SÃO LEOPOLDO
2014
INTRODUÇÃO
As ginásticas e suas extensas contextualizações históricas fizeram parte da fundamentação da área hoje conhecida como Educação Física. Esse trabalho apresenta sobre a escola de ginástica Dinamarquesa e pretende primar pelo conhecimento histórico desta ginástica e sua importância aos dias atuais. Além disso, na apresentação, o grupo apresentará um vídeo, monstrando atividades relacionadas ao método Dinamarquês. Serão mostradas atividades que envolvam equilibrio, agilidade, força, flexibilidade e destreza.
GINÁSTICA ESCOLA DINAMARQUESA
Desde 1801, a Dinamarca já era considerada pioneira em sua região por estimular os exercícios físicos e foi o primeiro lugar a incluir a Ginástica nas escolas. No ano de 1928, tornou-se um ensino obrigatório no país (OLIVEIRA, 1985).
A partir de 1915, uma nova modalidade de ginástica ganhou destaque, a ginástica Dinamarquesa. O método Dinamarquês teve início por volta do ano de 1920 e seu principal influenciador foi o professor Niels Burk, que criou a Escola de Ollerup.
Burk observou que a classe mais populosa da Dinamarca naquela época era a população agrícola e, em função disso, ele notou que as pessoas que viviam nessas regiões criaram vícios posturais decorrentes do trabalho no campo. Segundo ele, esses trabalhadores rurais possuiam corpos ``defeituosos``, o que, consequentemente, não caracterizava um corpo são e com espírito sadio.
Em função disso, Niels deu origem à Ginástica Básica, também conhecida como Ginástica Fundamental ou Ginástica Racional. Seus estudos logo se expandiram por toda a Europa e foram aderidos por diferentes classes sociais.
Durante