ginástica de solo 10ºano
Introdução: 3
Origem da Ginástica 4
Ginástica na Europa 4
Ginástica em Portugal 4
Rolamento a frente com saída de pernas estendidas e afastadas 5
Rolamento atrás com saída de pernas estendidas e afastadas 6
Apoio facial invertido 7
Conclusão: 10
Bibliografia: 10
Introdução:
A ginástica de solo é uma área incluída nos programas de educação física, com o objetivo de dotar os estudantes de capacidades motoras que lhes permitam um desenvolvimento harmonioso.
O aluno que pratica esta modalidade deve seguir todas as indicações dadas pelo professor, e realizar um aquecimento correto dos membros inferiores e superiores.
Origem da Ginástica
A Ginástica, tal como se conhece hoje, tem uma origem recente, tendo surgido no início do século XIX e desenvolvendo-se rapidamente até ao nível que conhecemos hoje. No entanto, ela já existia na antiguidade, onde a exercitação do corpo foi desenvolvida devido às constantes rivalidades entre as cidades e povos, e os exercícios eram praticados com objetivos militares. Foi nessa altura que foi utilizada pela primeira vez a palavra ginástica. O termo “Ginástica” provém da palavra grega “Gymnos” que significa “Nu”, o que se deve ao facto de, na antiguidade clássica, este tipo de atividade se praticar sem qualquer peça de roupa, sendo considerada por isso uma atividade exclusivamente masculina.
Ginástica na Europa
Foi na Suíça, em 1832, que se formou a primeira Federação de Ginástica. Nesse mesmo ano foi organizada a primeira grande Festa Gímnica Federal (Turnfest) em Aarau, que desde então se repete todos os anos. A partir deste evento, o desenvolvimento e crescimento da ginástica foi enorme.
Em 1881, surge a Federação Europeia de Ginástica, que mais tarde passou a designar-se por Federação Internacional de Ginástica. O primeiro Torneio Internacional realizou-se em Invers, no ano de 1903, passando em 1934 a designar-se por Campeonato do Mundo.
Ginástica em