Ginastica
* ADAPTAÇÕES ORGÂNICAS AO EXERCÍCIO FÍSICO: CICLISMO OUTDOOR.
* AVALIAÇÃO BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO: CINEMÁTICA NA PEDALADA EM DIFERENTES INTENSIDADES.
* ASPÉCTOS PSICOLÓGICOS DO CICLISMO.
* PERIODIZAÇÃO.
* REFÊRENCIAS.
ADAPTAÇÕES ORGÂNICAS AO EXERCÍCIO FÍSICO: CICLISMO OUTDOOR.
CONTEÚDO:
Ciclismo outdoor;
O ciclismo possui provas que possuem categorias que variam de 60 a 280 km, existem provas com duração de 1 dia onde as equipes percorrem distâncias de 60 a 280 km em circuitos fechados de 800 a 1500 metros; provas individuais e em equipes contra o relógio, é uma modalidade olímpica onde os competidores percorrem 15 a 80 km de distância sendo o vencedor aquele que percorrer em menor tempo; provas por etapas, onde o vencedor é aquele que acumular o menor tempo ao completar as etapas e a ultra maratona, que são provas que duram vários dias. A equipe é composta por um escalador (especialista em montanhas), contrarelogista (especialista em provas contrarelogio), velocista (sprinter), gregário e passista (ritmista da equipe).
O ciclo da pedalada possui duas fases: fase de propulsão e fase de recuperação. Fase de propulsão é a fase onde o individuo aplica força no pedal, caracterizando a fase concêntrica do quadríceps e excêntrica da posterior da coxa; a fase de recuperação é contraria. A posição do individuo na bicicleta pode variar de acordo com o trajeto, em subidas eles mantêm a postura ereta se comparado ao velocista, pois para realizar a subida o principal não é a aerodinâmica, mas sim a força com que realiza a pedalada, já o restante realizam as provas o mais próximo do quadro da bicicleta possível, fazendo assim uma forma mais aerodinâmica, proporcionando menor gasto energético devido a redução do atrito com o vento, e maior velocidade.
As funções neuromusculares dependem dos momentos das provas, no momento em que o individuo realiza uma subida é determinante a resistência de força caracterizada pela fibra tipo