Ginastica para todos
A GINASTICA
A ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a pratica de vários movimentos que exigem força, flexibilidade, ritmo e coordenação motora, para fins de aperfeiçoamento físico e mental.
Milenar a ginástica, faz parte da vida do homem pré-histórico, enquanto a atividade física, expressada principalmente na necessidade vital de defender-se e atacar.
Na Grécia antiga a ginástica era praticada nas chamadas palestras e nos ginásios, junto a filósofos e artistas que esculpiam com perfeição o corpo dos atletas.
Na idade media a ginástica perdeu sua importância devido à rejeição do culto ao físico e a beleza ressurgindo somente na fase renascentista, influenciada pela redescoberta dos valores gregos. No século VXIII recuperou-se e desenvolveu-se conceituada em duas linhas: expressão corporal e na pratica militar, desse momento em diante vários educadores votaram para a pratica esportiva.
A ginástica competitiva é fruto da ginástica contemporânea e, de modalidades consideradas tradicionais (ginástica artística e rítmica).
GINASTICA PARA TODOS
A Ginástica para todos foi criada em meados dos anos 80 em conseqüência de uma pressão sofrida pela FIG (Federação internacional de ginástica), para a criação de uma modalidade ‘não competitiva’ e tendo como objetivo principal ampliar a possibilidade da pratica da ginástica a partir dos princípios da ginástica artística, rítmica, trampolim, acrobática e aeróbica, dança e folclore favorecendo o desempenho coletivo, de um modo que todos independente de idade ou condições física possa participar da modalidade promovendo assim lazer e saúde.
O principal evento da modalidade é o Gymnaestrada
Para a prática da ginástica para todos tem que levar em consideração os principais objetivos da pratica:
Valorização do trabalho coletivo, sem deixar de valorizar o individual
Proporcionar bem estar e lazer aos participantes
Valorização das diferentes formas de trabalho e