Ginastica laboral
1. APRESENTAÇÃO
O programa de Ginástica Laboral representa a aplicação de um conjunto de exercícios físicos e atividades elaboradas sobre as várias estruturas anatômicas realizadas no próprio ambiente de trabalho durante a jornada dos funcionários.
No Brasil a Ginástica Laboral chegou em 1969 com a finalidade de prevenir acidentes de trabalho por meio de atividades físicas. Nos dois últimos anos tem ganhado destaque sendo utilizada como uma importante ferramenta, visando melhorar a qualidade de vida do funcionário e a prevenção do aparecimento de lesões nos músculo e nos ligamentos, relacionadas as atividades dentro do ambiente de trabalho como as L.E.R. (Lesões por Esforços Repetitivos) ou D.O.R.T. (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
Ginástica Laboral é ser dividida em: A - Ginástica preparatória – Realizada antes da jornada de trabalho com o objetivo de preparar o indivíduo para o início das suas atividades laborais.
B - Ginástica compensatória – Praticada durante o expediente com o objetivo aliviar as tensões, interromper a repetitividade imposta a fadiga excessiva e conseqüentes distúrbios.
C - Ginástica de relaxamento – É pratica no final ou após o expediente de trabalho, e tem como objetivo proporcionar o relaxamento muscular e mental aos funcionários.
2. OBJETIVOS
- Atuar diretamente na prevenção e na redução do número de lesões causados por esforços repetitivos, estresse ou sobrecarga produzida pelo trabalho; - Promover a motivação e a integração dos funcionários no dia-a-dia;
- Proporcionar ao funcionário um aumento de qualidade no ambiente de trabalho resultando em um melhor desempenho e disposição;
- Implantar a cultura e a prática de exercícios diários;
- Sensibilizar o trabalhador da importância da ergonomia em seu dia-a-dia.
3. DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA E INSTRUMENTOS DE CONTROLE
- Perfil da empresa e ramo