Ginastica laboral
ESCOLA: Montessori.
PROFESSOR: Edielson.
DISCIPLINA: Ergonomia.
Cosmópolis, 10 de novembro de 2010.
INTRODUÇÃO
Ginástica Laboral é uma combinação de algumas atividades físicas que tem como característica comum, melhorar sob o aspecto fisiológico, a condição física do indivíduo em seu trabalho; emprega exercícios de fácil execução que são realizados no próprio local de trabalho que contribuirão para um melhor condicionamento e desempenho físico, concentração e um melhor posicionamento frente aos postos de trabalho.
O que é Ginástica Laboral ?
Ginástica laboral é o conjunto de práticas de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho (donde o qualificativo laboral), com a finalidade de colocar previamente cada pessoa — e todos — da equipe ou grupo de trabalho bem preparadas para o exercício do labor diário. Usualmente baseia-se em técnicas de alongamento, distribuídas pelas várias partes do corpo, dos membros, passando pelo tronco, à cabeça, sendo, de ordinário, orientada ou supervisionada por um educador físico ou por alguém (do grupo) por esse especialista treinado.
O termo GINÁSTICA LABORAL não deixa margem à dúvida! Refere-se à uma atividade que nasceu para prevenção de doenças e promoção do bem-estar do trabalhador. Sendo essa sua finalidade, o Profissional de Educação Física é o que deve ser, por função e formação, responsável pela sua dinamização, orientação e ensino. O viés do tratamento de doença instalada (LER/DORT) cabe a outro profissional, em destaque os fisioterapeutas, que, no entanto, não estará prestando serviço em Ginástica Laboral, e sim, em alguma terapia ocupacional laboral ou outra designação. Em síntese a Ginástica Laboral presta-se mais às tradições históricas da Educação Física, sobretudo em suas bases científicas.
Portanto, não há o que confundir: Ginástica Laboral é atividade preventiva. Conseqüentemente, os serviços devem ser prestados exclusivamente por