Ginastica historiada
Os professores de Educação Infantil na Escola pesquisada, trabalham muito com aulas de Ginástica Historiada. Acham de extrema importância pois através de "brincadeiras" são trabalhadas habilidades motoras, como expressão corporal, criatividade, ritmo, orientação espaço temporal e as habilidades físicas, e, valores como amizade, trabalha também a questão da desinibição e a socialização, além de ampliar o vocabulário. O trabalho corporal é acompanhado com músicas, são dinâmicos e através deste acompanhamento faz sentido para os alunos. As crianças gostam muito, são participativas e até dão ideias para modificar os movimentos.
As atividades práticas de dinâmica de grupo, as sensibilizações, os jogos e as brincadeiras estão presentes em todas as fases da vida dos seres humanos, tornando singular a sua existência. De alguma forma o lúdico se faz presente e acrescenta um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, permitindo que a sensibilidade, a intuição e a criatividade sejam despertadas.
Na Educação Infantil, o trabalho corporal é acompanhado de muita brincadeira, é assim que faz sentido para os pequenos alunos. Os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as diversas formas de ginástica estão presentes na nossa cultura, influenciando o comportamento, transmitindo valores, fazendo parte do dia-a-dia das pessoas. Em uma brincadeira de pega-pega com os "insetos", as crianças nem percebem que estão fazendo ginástica durante a atividade. A brincadeira se torna divertida e a criança tem consciência disso! Na Educação Infantil, a brincadeira é o mais importante - inclusive durante as atividades corporais. É por meio das tarefas lúdicas que as crianças experimentam diferentes maneiras de andar, correr, pular e se esticar, aprendendo a interagir com os colegas. Cada um tem seu ritmo durante as atividades, e, conhecer cada uma é essencial. Conhecer individualmente cada criança para conhecer e respeitar seus limites. É