Ginastica geral
Competência: Desenvolver a coordenação motora e dominar os movimentos do corpo.
Habilidade: Praticar movimentos ginásticos.
Sequência Didática:
Etapa 1:
Para iniciar este planejamento, o educador deverá destacar que o trabalho a ser realizado será sobre a Ginástica Geral, que é uma modalidade bastante abrangente e fundamentada nas atividades ginásticas, como Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica e Ginástica de Trampolim. Seus objetivos buscam promover o lazer, a saúde, o bem-estar físico e emocional aos praticantes, favorecendo o desempenho coletivo, respeitando as individualidades, sem qualquer tipo de limitação para a sua prática, seja quanto às possibilidades de execução, sexo ou idade, ou ainda quanto à utilização de elementos materiais, musicais e coreográficos.
Um destaque importante em relação a essa modalidade de ginástica é que a preocupação central é apresentar possibilidades de movimentação corporal aliada a aspectos da cultura nacional, sempre sem fins competitivos.
Em seguida, o educador poderá apresentar a Ginástica Geral através do vídeo, disponível abaixo, que mostra uma apresentação envolvendo vários elementos das modalidades de ginástica já citadas. Neste momento, é importante que o educador destaque os elementos executados durante a apresentação do vídeo.
Etapa 2:
Nesta etapa, os estudantes irão vivenciar elementos básicos da Ginástica Geral. O educador deverá destacar que é muito importante que eles façam os movimentos com concentração e cuidado, sempre com ajuda e com a técnica correta. Para maior embasamento teórico, consulte o link A Ginástica Geral na Educação Física Escolar e a Pedagogia Histórico-Crítica .
Atividade 1: Alongamentos
Para a realização dos alongamentos, educador deve explicar para os alunos a importância de fazê-los para a preparação do corpo para atividades das quais não estão acostumados. Aproveite esse tempo de reunião também para