gimnospermas
HERBÁRIO DE GIMNOSPERMAS
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Botânica Sistemática II do curso de Ciências Biológicas da Universidade da Região de Joinville – Univille, sob a orientação da professora Karin Esemann de Quadros.
JOINVILLE- SC
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
MATERIAIS E MÉTODOS 4
ÁREAS DE COLETA 4
MATERIAL DE COLETA, HERBPRIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO 4
MÉTODOS DE COLETA, HERBORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO 4
RESULTADOS 5
DISCUSSÃO 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
Este trabalho documenta cientificamente as espécies de gimnospermas, através de uma coleção botânica. Trata-se de uma pasta herbário, é um conjunto de plantas desidratadas por técnicas específicas de herborização, que funciona como um arquivo com objetivo de documenta a identidade das espécies vegetais. Atualmente é indispensável apresentar material comprobatório depositado em um herbário para validar pesquisas botânicas, pois sem essa documentação seria impossível ter certeza sobre a verdadeira identidade das plantas estudadas.
As gimnospermas foram as primeiras plantas com sementes que apareceram em terra firme, aproximadamente há 350 milhões de anos, ao final do período Devoniano. Nesse período as samambaias gigantes ainda constituíam imensos bosques no interior dos continentes e os primeiros vertebrados iniciavam sua lenta evolução. As gimnospermas são lenhosas, geralmente arvores de médio e grande porte. Podem-se citar como exemplo as sequoias, espécies nativa da costa oeste da America do Norte, estas árvores estão entre as maiores do mundo. São plantas comuns em regiões frias e temperadas.
Atualmente, os representantes mais conhecidos das gimnospermas são as coníferas, plantas predominantemente arbórea. São denominadas quatro ordens Coniferales, Gnetales, Cycadales