gillette
Acredita-se que as desvantagens de ser pioneira são maiores que as vantagens, pois:
• A inovação ou criação de produtos requer um grande investimento em pesquisas, tecnologias e pessoas capacitadas, pois estas ainda não existem, e foi o que aconteceu com a Gillette.
• É necessário acostumar os clientes com o produto novo lançado, o que aumenta os custos com marketing. Já os próximos concorrentes aproveitam os frutos do trabalho do pioneiro.
Incerteza do sucesso, pois a empresa detém pouca informação e experiência sobre o mercado atuante.
A Gillette administrou bem o pioneirismo, apesar do texto não descrever bem sobre isso, podemos perceber que o sucesso da Gillette ocorreu a partir de muitos investimentos e manteve-se líder no mercado, dessa forma acredita-se que todo o sucesso adquirido pode ter sido por causa da alta capacidade de administração dos donos ou administradores.
2. Normalmente as empresas investem em tecnologias do produto durante a sua introdução e em tecnologia do processo durante a sua fase de crescimento. Foi o que aconteceu com o Mach3? O que isso mostra?
R= O que aconteceu na Gillette foi que constantemente eles estavam inovando seus produtos, inovavam e lançavam produto em poucos anos, logo a empresa investia constantemente para melhorar e fazer crescer aquele produto. Na criação do Sensor, por exemplo, eles investiam muito, tanto em termos de produtos e processos, quanto em marketing.
Isso mostra que a empresa possuía tecnologia bastante eficiente e muita atitude e coragem em investir milhões em produtos que não sabiam se daria certo, mas tudo indicava que o sucesso seria garantido e foi o que aconteceu.
3. O Sensor é uma inovação radical? E o Mach3? Por quê?
R= O Sensor foi uma inovação radical, pois ele foi desenvolvido para superar todos os sistemas de barbear existentes. Ele deveria ser um produto revolucionário de altíssima tecnologia. O Sensor