Gilberto Freyre
GILBERTO FREYRE
CURSO: Licenciatura em Artes Visuais
Aluno: Cristofer Otoni da Silva Rossi – Matr. 0200782
1. INTRODUÇÃO
2. APRESENTAÇÃO
3. CONTRIBUIÇÃO
4. CONCLUSÕES
“Sem um fim social, o saber será a maior das futilidades.” Gilberto Freyre
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, vou especificar a vida e a obra de Gilberto Freyre, um escritor, jornalista, poeta, pintor e tantas outras ocupações que só enriqueceram a nossa cultura de uma maneira geral e fizeram desse grande polímata brasileiro, uma de nossas referencias no exterior. Será dividido em três tópicos que darão informações sobre sua infância, sua iniciação aos estudos, primeiros contatos com a arte, vida publica, clássicos como Casa Grande & Senzala, Brasis, Brasil & Brasília, que tem importante cunho sociológico e antropológico, entre outros.
APRESENTAÇÃO
Gilberto Freyre nasceu em 15 de março de 1900, em Recife, Pernambuco. Filho do Dr. Alfredo Freyre, educador, Juíz de Direito e catedrático de Economia Política da Faculdade de Direito do Recife e de Francisca de Mello Freyre. Inicia seus estudos frequentando o Jardim da Infância do Colégio Americano Gilreath, em 1908. Fez seu primeiro contato com a literatura através das Viagens de Gulliver. Mas, apesar de seu interesse, não consegue aprender a escrever, se fazendo notar pelos desenhos. Teve aulas particulares com o pintor Telles Júnior, que reclamava contra sua insistência em deformar os modelos. Começa a aprender a ler e escrever em inglês com Mr. Williams, que elogia seus desenhos.
Nas férias de 1911, passa seu primeiro verão na praia de Boa Viagem, onde escreve um soneto camoniano e enche muitos cadernos com desenhos e