ghsgh
2312 palavras
10 páginas
Colégio Pedro II – Campus NiteróiColaborador: Oscar Ferreira Cantini da Silva (1203)
Matéria: Biologia
Resumo do conteúdo da primeira certificação de Biologia
1. Sistemas de Classificação Biológica
A classificação dos seres vivos é fundamental para se compreender como a vida surgiu e se desenvolveu em nosso planeta. Através dessa classificação é possível estabelecer relações entre os indivíduos, que podem ser aproveitadas pelos homens de formas variadas.
Os sistemas classificam os seres em grupos, que aqui são denominados Táxons.
A seguir, vamos ver quais foram os sistemas de classificação biológica até hoje:
Aristóteles
Foi o primeiro a tentar classificar os seres vivos. É o sistema mais antigo já conhecido, e tinha três grandes grupos: Animais, Plantas e Minerais. Os animais eram subdivididos em “com sangue” e “sem sangue”, assim como em aéreos, terrestres e aquáticos.
Lineu
Retomou as ideias de Aristóteles, mas agora de forma mais racional. Lineu é um cientista renascentista, o que explica a retomada do pensamento grego clássico. Lineu acreditava que ao classificar os seres vivos, seria possível compreender as intenções de Deus ao criar a vida. Não acreditava em evolução (não existia essa ideia), achando que os seres de seu tempo eram os mesmos do momento que a vida surgiu.
Propunha critérios mais rígidos para a classificação, evitando agrupar por exemplo, em um mesmo grupo, morcegos e moscas. Acreditava que as características corporais eram as mais importantes para a classificação.
Porém, Lineu não se destaca por sua classificação em si, mas o sistema de nomeação.
Nomenclatura Binominal
Esse sistema é fundamental para facilitar a comunicação entre os cientistas, evitando confusões.
Porém, para que o termo usado seja válido, é necessário estar em itálico ou sublinhado. Caso contrário, o nome não é reconhecido e é visto como apenas mais duas palavras.
Ao longo de um texto, entretanto, para evitar repetições, é válido usar, por