ghjhkk
2344 palavras
10 páginas
1.iogurte O iogurte tornou-se conhecido na Europa no ano de 1552, em meados do século XVI, trazido da Ásia para o império otomano. A etimologia da denominação iogurte é de origem turca, proveniente da palavra yoghurma, que significa engrossar. No princípio do séc. XX, o iogurte era considerado um medicamento e vendido apenas nas farmácias. O seu consumo generalizou-se na Europa graças ao desenvolvimento industrial e tecnológico e aos avanços de conhecimento no campo microbiológico e, sobretudo, científico.
O Iogurte é um alimento de elevado interesse nutricional, contém um baixo teor de lactose e é rico em proteínas, vitaminas (sobretudo vitamina B2) e minerais, entre os quais se destaca o cálcio e o fósforo.
A presença de bactérias lácteas confere-lhe um papel promotor da saúde com evidentes benefícios ao nível a flora intestinal. O iogurte é uma variedade acidificada do leite, de digestão muito fácil, textura suave, macia, cremosa e de moderada viscosidade.
O valor calórico do iogurte provém, essencialmente, das gorduras lácteas e dos açúcares. O teor de gordura é variável e de acordo com este parâmetro, classifica-se da seguinte forma: Gordo (mínimo de 3,5% de gordura), Meio-gordo (1,5-1,8%), Magro (máximo de 0,3%). No que respeita ao teor de açúcar, a generalidade das variedades disponíveis contêm-no em quantidade considerável.
O produto resulta da fermentação do leite por culturas “starters” (são fermentos, inoculo e culturas láticas usados no desenvolvimento de produtos lácteos fermentados). É um líquido espesso levemente ácido, que possui várias propriedades benéficas e nutricionais, graças aos fermentos lácteos, como o Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus termophilus, os quais se juntam ao leite. Nada impede, entretanto, que outras bactérias possam ser adicionadas ao produto.
Sua acidez confere uma proteção natural contra as infecções no trato intestinal. Outra de suas propriedades benéficas é proporcionar ao organismo uma melhor