ghjgkmg

855 palavras 4 páginas
A história do Planejamento estratégico começa com o modelo militar, mais precisamente com as guerras ( suas origens, concepções, dinamismo, etc ). Uma definição de estratégia militar nos diz: “Estratégia é a ciência do planejamento e direção em larga escala de operações militares, ou manobra de forças para adquirir a posição mais vantajosa para combater o inimigo” (Guralnik, D. 1986). Entendendo que a definição de Estratégia aplicada nos processos empresariais foi transformada, um elemento permanece como chave: “é dirigida para obter vantagens competitivas”.
Na realidade o modelo militar por si só não implementa a idéia de estratégia. O modelo militar é uma estrutura para sustentar a estratégia. A idéia de estratégia surge dos chamados “jogos de guerras” ( wargames ). São os jogos de guerra que nos trazem os conceitos de tática, exercícios, modelagem e simulações. Os jogos de guerra são os vários insides de uma representação abstrata de combate. Mas ainda existe um motivo pelo qual se desenvolveu o conceito de jogos de guerra, e que está ligado as raízes do cotidiano da humanidade:
O CONFLITO
O militarismo sempre foi uma questão ligada à natureza humana: o conflito. Os primeiros indícios da história já provam que o homem sempre viveu em torno de disputas, competições, guerras, etc. Os motivos são vários ( terras, poder, etc ), mas o conflito sempre é uma constante na história do homem.
Ao longo da história, tem-se assistido e/ou vivenciado a uma série de revoluções na arte dos chamados jogos de guerra. Algumas destas revoluções apontam soluções em uma determinada direção, outras sugerem ações quase contrárias, em uma velocidade tal que mal temos tempo para assimilar os seus pseudos principais conceitos e fundamentos considerados novos.
Com o advento dos períodos de paz, após a 2.ª guerra mundial, os modelos de desenvolvimento se transferiram em massa da indústria bélica para a indústria de consumismo. Mas a essência do jogo continuou a mesma: ainda existem

Relacionados