ghgu
334 palavras
2 páginas
A globalização hoje está assumindo proporções bastante densas e importantes no cenário mundial. A alta tecnologia reduziu as barreiras naturais do tempo e do espaço. Uma das características mais marcantes é o mundo virtual, que passa a fazer parte do cotidiano, trazendo o ideal no lugar do real. Numa sociedade de consumo, há uma divulgação das necessidades aliada à uma comunicação massificada.
A abundância dos bens de consumo é considerada, frequentemente, um símbolo do sucesso das economias capitalistas modernas, esta abundância passou a receber uma conotação negativa, sendo objeto de críticas que consideram o consumismo um dos principais problemas das sociedades industriais modernas. Os bens, em todas as culturas, funcionam como manifestação concreta dos valores e da posição social de seus usuários.
Com a expansão da sociedade, o consumo se transformou em uma compulsão e um vício, estimulados pelas forças do mercado, da moda e da propaganda. A sociedade de consumo produz carências e desejos incessantemente. Hoje, a humanidade sente na pele as consequências de centenas de anos de consumo desenfreado e irresponsável, na forma de aquecimento global, poluição de águas, extinção de animais e outros desastres ecológicos. A humanidade já consome mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra.
Esta situação pode dificultar a vida no planeta, inclusive da própria humanidade. A melhor maneira de mudar isso é a partir das escolhas de consumo. Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em nos mesmo. Ao ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode buscar maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, desta forma contribuindo com seu poder de consumo para construir um mundo melhor.