ghee
A manteiga não é só gordura. Ela é composta por água, açúcares, gorduras e proteínas. Para produzir Ghee, a manteiga comum passa por um processo de aquecimento, sem adição de sal ou produtos quimicos, e durante esse processo, a lactose, as proteínas coaguladas e outros sólidos do leite são removidos, restando apenas um óleo puro, podendo até ser consumido por pessoas alérgicas à proteína do leite ou intolerantes à lactose.
O Ghee não deve ser guardado em geladeira, e mesmo assim é conservado por muito mais tempo, pois as bactérias atacam as proteínas, e não o oleo puro, ele fica um pouco azedinho, mas isso não é contaminação por bacterias, ou seja, não significa que está estragado.
O Ghee é nutritivo, antioxidante, elimina toxinas, tônico cerebral, levemente laxativo e antiácido. Além de um alimento habitual, é muito usado para medicamentos de terapia ayurvedica e cosméticos.Agora vocês já sabem que podem substituir a manteiga por ghee em diversas situações, sem perder o costume brasileiro, como o nosso querido pãozinho com manteiga de cada dia, porém buscando uma alimentação equilibrada e saudável.