gggggggggggggg
Aos mestres
Neste momento de alegria, não podemos deixar de agradecer aqueles que, nesta longa caminhada, tiveram sua parcela de responsabilidade pelo sucesso alcançado. Aos mestres que, muito mais que simples mestres, foram nossos amigos, nos instruindo com seus conhecimentos, dedicando sua paciência, como também puxões de orelha para mostrar o caminho certo a seguir, nossa sincera gratidão e carinho. Aqueles que por dificuldades alheias a sua vontade, foram apenas mestres, a nossa compreensão, e o ainda, aos que não foram nem amigos, nem mestres, somente passaram por nós, o nosso respeito.
Aos mestres
Muitos são professores, alguns Mestres. Ao longo desses anos, escutamos suas lições e aprendemos com os erros a valorizar os detalhes. Viram – nos crescer em um caminho sonhado por todos e orientado por vocês. Juntos, construímos uma profissão. Agora, suas palavras e lições fazem sentido para nós. Hoje, deixamos de ser apenas alunos e tornamo-nos colegas, na certeza de que serão sempre nossos mestres. dgsyhgdhsads ds ad asdasdsdfsafsafdsf fdsfsdddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd ffffffffffffffffffffffffffffffLeishmaniose (Úlcera de Bauru)
a) Agente etiológico: Leishmania brasiliensis.
b) Contágio: picada do mosquito-palha (ou birigui) contaminado com o protozoário.
c) Ciclo de vida: mamíferos silvestres são os hospedeiros naturais do protozoário. Ao se alimentar do sangue contaminado, o mosquito-palha se infesta. Os humanos se contaminam através da picada do mosquito.
. Os protistas podem atingir as células cutâneas ou de outros tecidos e órgãos.
d) Sintomas: a infestação de células cutâneas provoca a chamada leishmaniose cutânea, caracterizada por feridas na pele. A infestação de outros tecidos ou órgãos provoca a leishmaniose visceral, que pode provocar dores e inchaço abdominal, anemia e febre.
e) Profilaxia: evitar o contato com o mosquito vetor através de medidas como o uso de repelentes e