gggggggggg
Trata-se de um projeto inovador de Educação Ambiental, promovido pelo CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL GÊNESIS, que visa envolver crianças e adolescentes moradoras de áreas urbanas segregadas e matriculadas na rede pública de ensino, no processo de superação dos problemas socioambientais locais e construção de sociedades sustentáveis em suas várias dimensões. O projeto teve inicio em 2007 com uma iniciativa piloto no município de São Gonçalo, envolvendo 25 crianças moradoras do bairro do Colunando, com apoio da Aliança Francesa e a empresa COFIX. A experiência alcançou resultado satisfatórios, em relação à conscientização sobre meio ambiente e seus problemas e o fortalecimento da auto estima das crianças. Um dos pontos altos a experiência foi a realização de uma exposição de objetos artesanais, produzidos pelas crianças, na Aliança Francesa de Niterói. Apesar dos resultados satisfatórios faltou ao projeto a participação da escola. A equipe entendeu que seria fundamental o envolvimento da mesma _na execução do projeto.
Em janeiro de 2009 o projeto passou a ser desenvolvido em Itaboraí, a partir de uma unidade escolar, o CIEP Pascoal Carlos Magno Seu desenvolvimento fundamenta-se no conceito de empoeiramento que pode ser entendido enquanto uma evolução no processo de conscientização, acerca da situação vivenciada, as causas determinante da mesma e os impactos que dela decorrem.
Itaboraí foi escolhida, tendo em vista as precárias condições ambientais locais e também porque vai receber o complexo petroquímico da PETROBRAS. Este empreendimento.
Depois do CIEP Pascoal Carlos Magno mais dois CIEPS se integraram ao projeto: O primeiro é o CIEP Dr Zerbini, localizado em São Gonçalo. Nesta escola foram realizadas somente três etapas: O segundo é o CIEP Nicanor, localizado no bairro Água Mineral, no município de São Gonçalo. Neste, todas as etapas serão realizadas.
OBJETIVOS
Objetivo geral: