ggfh gu ug
383 palavras
2 páginas
A partir do início do século XIV, uma profunda crise econômica, social e precárias condições anunciaram o final da época medieval. Fome, pestes, guerras e rebeliões de servos atingiram a essência dos senhores feudais.Por volta de fins do século XIII a produtividade agrícola já dava claros sinais de fim, prenunciando uma possível falta de alimentos, devido ao esgotamento dos solos, enquanto a população continuava apresentando tendências de crescimento, era o fim da Idade Média. A exploração predatória e extensiva dos domínios, que caracterizara a agricultura feudal, fazia com que o aumento da produção se desse, em sua maior parte.
A mortalidade trazida pelas chuvas, fome e peste negra foi ainda ampliada pela longa guerra entre os reis de Inglaterra e França, que entre combates e tréguas, durou mais de um século, a chamada Guerra dos Cem Anos.
Entre batalhas vendidas ora por ingleses ora por franceses e períodos de trégua, a guerra aumentou as dificuldades da nobreza, agravou a situação de miséria dos servos e o declínio da população.
Após a Peste Negra, no século XIV, com o declínio da população européia, muitos senhores feudais resolveram aumentar os impostos, taxas e obrigações de trabalho dos servos sobreviventes. Muitos tiveram que trabalhar dobrado para compensar o trabalho daqueles que tinham morrido. Com isso gerou uma crise econômica, pois, com as mortes provocadas pela epidemia, o dinheiro arrecadado pelos senhores feudais, não era o mesmo de antes, fazendo com que em muitas regiões da Inglaterra e da França estourassem revoltas camponesas contra o aumento dos impostos e da exploração dos senhores feudais e contra as precárias condições. Combatidas com violência por partes dos nobres, muitas foram sufocadas e outras conseguiram conquistar seus objetivos, diminuindo a exploração e trazendo conquistas para os camponeses.
Finalmente vencida pelos franceses, a Guerra dos Cem Anos fez emergir o sentimento nacional na França e na Inglaterra,