ggfd
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de identificar os fatores favoráveis à manutenção de um bom nível de Relação Interpessoal, perpassando as organizações, clima organizacional e motivação.
Observando que as organizações são compostas por pessoas, consideramos que para um bom andamento do trabalho e uma boa produção, é necessário que as pessoas estejam bem colocadas na organização, com oportunidades de crescimento e, principalmente, com satisfeitas com o trabalho que exercem, sendo esta empatia inerente a cada pessoa.
2 DESENVOLVIMENTO
Em ambientes de constante mudança e necessidade de adaptação, é fundamental que o relacionamento entre as pessoas, a inteligência emocional e a negociação façam parte do universo dos indivíduos para favorecer a conquista de objetivos.
As relações interpessoais desenvolvem-se em decorrência do processo de interação.
Não há processos unilaterais na interação humana: tudo que acontece no relacionamento interpessoal decorre de duas fontes: EU e OUTRO (S).
O relacionamento interpessoal pode tornar-se e manter-se harmonioso e prazeroso, permitindo trabalho cooperativo, em equipe, com integração de esforços, conjugando as energias, conhecimentos e experiências para um produto maior que a soma, a sinergia.
2.1 OS LIDERADOS
A efetiva comunicação interpessoal é um dos itens fundamentais para o sucesso de líderes, liderados e o alcance dos resultados planejados pela organização. Imagine um “chefe” que não consegue ser entendido, pois não sabe dar ordens ou explicar, de forma clara, a finalidade de uma ação, projeto, compartilhar seus conhecimentos. Com certeza, os colaboradores sob sua tutela terão dificuldades de entender as tarefas e executá-las com exatidão.
2.1.1 EMPATIA
Para que a comunicação interpessoal seja