gfrg
4148 palavras
17 páginas
METEOROLOGIA-
VARIAÇÃO DOS PRINCIPAIS
ELEMENTOS METEOROLÓGICOS
Meteorologia - Variação dos Principais Elementos Meteorológicos
CONCEITOS BÁSICOS DA FÍSICA E DA
TERMODINÂMICA
RADIAÇÃO SOLAR, TEMPERATURA DO AR,
TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE DO MAR
(TSM) E PRESSÃO ATMOSFÉRICA
UMIDADE DO AR, EVAPORAÇÃO,
CONDENSAÇÃO, NEBULOSIDADE, NUVENS E
PRECIPITAÇÃO
VISIBILIDADE NO MAR - NEVOEIRO,
NÉVOA, VISIBILIDADE E ASPECTOS
RELEVANTES
Como o estudo da meteorologia envolve muitos conceitos básicos da física e da termodinâmica, é interessante, de uma forma muito sucinta, relembrar os seguintes tópicos:
CALOR ESPECÍFICO é uma característica da substância. A água têm calor específico 4 vezes maior que o ar e 2 vezes maior que o gelo e o vapor d' água , ou seja, água = 1 cal/g.ºC, gelo = 0,5, vapor = 0,48, oxigênio = 0,218 e nitrogênio = 0,214. Calor específico (c) é a constante de proporcionalidade entre a capacidade térmica de cada corpo e sua massa:
c
C
=
=
cal/ºC = cal
m
g
g.ºC
Sendo a capacidade térmica (C = Q/ ∆t = cal/ºC) a constante entre a quantidade de calor recebida pelo corpo e a respectiva variação de temperatura do corpo.
=
C
= Q/ ∆t =
Q
m
c
m
m. ∆t
Q = m*c* ∆t
Fórmula Fundamental da Calorimetria
CALOR
Chama-se CALOR SENSÍVEL ao calor trocado (ganho ou perdido) por um corpo e que acarreta mudança de temperatura do corpo, mas sem mudar a forma de ligação de suas moléculas (forma sólida, líquida ou gasosa). Chama-se CALOR LATENTE ao calor trocado (absorvido ou liberado) por um corpo e que acarreta mudança na forma de ligação das moléculas do corpo (mudança de estado), mas sem mudar sua temperatura (pressão constante).
Mudança de estado: Aquecimento e Resfriamento LATENTE são fenômenos REVERSÍVEIS.
*Um processo termodinâmico reversível é aquele que pode ser invertido, com o sistema passando pelos mesmos estados (de equilíbrio) intermediários, na ordem inversa.
Sob