gfgrgr

679 palavras 3 páginas
O Reino Protista: Protozoários
O reino Protista é o reino que abriga seres vivos mais primitivos; seres primitivos que deram origem aos animais, os protozoários são heterótrofos (são capazes de captar nutrientes no meio ambiente para que possam sobreviver). São seres unicelulares (organismos formados por apenas uma célula) eucariontes (Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas.)
A sua principal importância é que são causadores de doenças nos seres humanos.
O protozoário pode ser dividido por sua forma de locomoção ( estrutura locomotora).
- Rizópodes :

Eles utilizam uma estrutura locomotiva chamada de pseudópodos (pseudo=falsos, podos=pés), que essas células vão emitir uma projeção de sua célula e deslocar o conteúdo celular para o pseudopodos, assim ela se desloca.
A Fagocitose é o nome dado pelo processo o qual os protozoários realizam a sua alimentação ao encontrar materiais estranhos no organismo. Ela consiste no englobamento de partículas pela membrana celular (através dos pseudópodos), e trazida para dentro da célula. Essas partículas ficam dentro de um vacúolo digestivo, que realizará a digestão da partícula utilizando os lisossomos, dando mais energia para a célula.
No processo de fagocitose os pseudopodes formam como se fossem uma bolsa envolta do alimento chamada de fagossomo essa vesícula alimenta, ele se funde com o lisossomo e os lisossomos contem enzimas digestivas, quando eles se juntam nessa nova vesícula que tem partícula nutritiva e enzima digestora vai acontecer a digestão intra-celular.
O vacúolo pulsátil ou contrátil é uma bolsa membranosa encontrada no citoplasma de alguns protozoários de água doce, com a função de eliminar o excesso de água que penetra na célula por osmose.
Existem vários tipos de reprodução assexuada: divisão binária, brotamento, regeneração e esporulação. Este tipo de reprodução é o processo em que uma célula se divide em duas, por mitose, e origina duas células geneticamente

Relacionados