gfgfdgfdgfd

459 palavras 2 páginas
A gravidez provoca modificaÁıes fisiolÛgicas no organismo materno, que geram necessidade aumentada de nutrientes essenciais, incluindo as proteÌnas, os carboidratos e os lipÌdios, para manter a nutriÁ„o materna e garantir o adequado crescimento e desenvolvimento fetal, uma vez que a ˙nica fonte de nutrientes do concepto È constituÌda pelas reservas nutricionais e ingest„o alimentar materna.
M„es jovens, em geral, s„o fisiologicamente imaturas para suportar o estresse da gravidez e o risco È especialmente maior quando a gestaÁ„o acontece em menos de dois anos apÛs a menarca. A gestante adolescente tem menor ganho de peso e È questionado se esta compete com o feto pelos nutrientes, em prol do seu prÛprio crescimento.
As adolescentes tÍm sido consideradas como sendo de risco nutricional em raz„o de seus h·bitos alimentares, pois muitas vezes deixam de fazer refeiÁıes saud·veis, substituindo-as por lanches de baixo valor nutritivo, e adotam dietas para emagrecer, o que pode determinar ingest„o alimentar inferior ao recomendado.

Cálcio. A ingestão adequada de cálcio pode reduzir o risco de pré-eclâmpsia e parto prematuro.
Alimentos fonte: leite, iogurtes, queijos, além de sardinha, salmão e feijão preto cozido.

Ferro. Este mineral participa de diversos processos importantes como transporte de oxigênio no organismo, prevenção de anemia, entre outros. O consumo de alimentos que contenham ferro previne o trabalho de parto prematuro, mortalidade e baixo peso ao nascimento.
Alimentos fonte: Carnes, feijão, verduras verde-escuras e ovo. A ingestão de sucos ou alimentos ricos em vitamina C durante as refeições ajuda o organismo no aproveitamento desse nutriente.

Vitamina C. Durante a gestação essa vitamina pode prevenir riscos de infecções, ruptura prematura de membranas, parto prematuro e pré-eclâmpsia.
Alimentos fonte: acerola, laranja, kiwi, morango, mamão formosa e goiaba.

A anemia ferropriva destaca-se como um dos fatores de

Relacionados

  • gfgfdgfdgfd
    393 palavras | 2 páginas