GEV PÓS ADM FGV-MÓDULO 1
O que é o comportamento organizacional?
São entidades sociais, cujas atividades se pautam por metas e objetivos, projetadas como sistemas de atividades deliberadamente estruturadas e coordenadas e, finalmente, que são interligadas ao ambiente externo.
2) Cite exemplos de forças exógenas e endógenas que atuam na construção do comportamento organizacional.
Alguns exemplos de forças exógenas são os fatores econômicos e políticos de determinada nação com a inflação descontrolada que gera muita instabilidade no emprego, fatores sociais como a abertura do mercado que gerou uma grande multiplicidade de concorrentes de diversas nacionalidades. Fatores tecnológicos e competitivos também atuam na construção do comportamento organizacional com sua alta velocidade de inovação tendo que ter cada vez mais profissionais mais capacitados e atualizados competindo entre si, fatores jurídicos que ditam leis e legislações e fatores demográficos que mudam de tempos em tempos o perfil dos trabalhadores consequentemente heterogeinizando a demanda dos mesmos. Exemplos de forças endógenas são particularidades adotadas pelas empresas como missão, o que ela se propõe a fazer, visão, intenções e aspirações para o futuro , valores, crenças e atitudes, metas e objetivos, onde querem chegar, recursos financeiros, físicos e humanos.
3) O que é a percepção seletiva?
A tendência que as pessoas têm de ver e ouvir somente os fatos ou argumentos que apoiam ou reforçam suas crenças, valores e pontos de vista.
Os seres humanos tendem a “deletar” tudo aquilo que não esteja de acordo com suas crenças, ou contrarie seus planos, projetos ou necessidades.
4) Por que a percepção seletiva de cada pessoa torna-se um desafio gerencial para as lideranças?
A percepção seletiva de cada pessoa torna-se um desafio gerencial para as lideranças pois cada vez são maiores as diferenças geracionais e a diversidade de traços e perfis