getulo vargas
A revolução de 30 só saiu vitoriosa depois de acordos entre todas as tendências que garantiram a alteração desejada: substituição do poder oligárquico (força dos estados e forças locais) para um novo poder oligárquico centralizado e menos dependente as forças locais . a revolução criou poder da burguesia industrial, onde o governo de Getulio Vargas promoveu o Capital Nacional tendo apoio da Igreja e das Forças Armadas.
A igreja influenciou a educação, pois era explicitamente contraria ao "Estado Neutro" da oligarquia, Estado Católico, Estado teocrático. A pauta da igreja católica tinha 3 pontos: o casamento indissolúvel, o ensino religioso e a assistência religiosa as formas armadas, em toca disso a igreja daria seu apoio ao novo governo, sendo mediadora dos revolucionários com a sociedade brasileira.
As forças armadas como educadoras tinha modelo do "quartel como escola", com pregação nacionalista e cívico-militar de Olavo Bilac.A revolução de 30 apresentava uma criação do próprio Ministério de Educação e Saúde.
2 - Getulio Vargas manteve a linha autoritária, centralizada e intervencionista, na construção do estado novo, para construir uma nação moderna, organizou o Estado mediante a criação de Instituições tecnoburocraticas com poder de "decisão Racional para comandar as massas irracionais". Definiu e propagou o nacionalismo como a cultura oficial do regime, controlando os meios de comunicação em massa da época. Assim o estado novo procurava orientar a mentalidade da sociedade para instituir a moderna nação brasileira.
O Estado Novo desenvolveu uma política de