getor de projetos
Profª Monica Carolina Ciríaco Dias
ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO
DETERMINAÇÃO DE MASSA ESPECÍFICA
ABNT NBR 6508/84
Aluno: Geraldo José de Araújo - RA B733ID-8
Aluno: José Emerson Oliveira Araújo - RA T394HD-0
Aluno: Joaquim Correis de Moura - RA 94CGD-5
Aluno: Hariston Breno F. de Souza – RA T208FG1
Campus: Goiânia Flamboyant
Data: 27/03/2014
1. INTRODUÇÃO
A massa específica real de um solo é o valor médio da massa específica dos seus grãos, ou seja, os vazios não serão computados. A sua obtenção é necessária para o cálculo do ensaio de sedimentação e a determinação do índice de vazios e demais índices físicos. Tem como fundamentação teórica o princípio de Arquimedes, segundo o qual um corpo submerso num líquido desloca um volume deste igual ao volume do próprio corpo.
A Caracterização dos Solos na Engenharia Civil tem como objetivo a obtenção de dados para conhecer as características básicas de um determinado solo, avaliando sua aplicabilidade em diferentes obras. Estas informações da amostra estudada são obtidas por ensaios em laboratório, determinados por norma.
São eles:
Umidade Natural e Higroscópica
Massa específica
Granulometria
Limites de Attemberg
O objetivo deste relatório é explicar o processo de determinação da massa específica do solo de uma amostra. Neste ensaio, encontra-se o valor da densidade real dos grãos, ou seja, os vazios não serão considerados. O resultado é utilizado no cálculo do ensaio de sedimentação e na determinação do índice de vazios e demais índices físicos do solo, e permite o conhecimento da mineralogia da amostra, sendo que, seu valor dependerá da rocha matriz.
O ensaio de massa específica no Brasil é prescrito pela norma ABNT NBR 6508/1984.
2. OBJETIVO
A norma NBR-6508 prescreve o método de determinação de massa específica dos grãos de solos que passam na peneira de 4,8mm (de acordo com a NBR 5734), por meio de um picinômetro, através