Gestão
O MUNDO DE SAMUEL KLEIN
SUMÁRIO
1. Introdução 4
2. Samuel Klein 5
2.1. Fusão Casas Bahia X Grupo Pão de Açúcar 6
2.2. Nova gestão da Via Varejo 7
3. Estrutura de Mercado 7
4. Comportamento organizacional 7
5. Estatística 8
6. Conclusão 9
7. Referências 10
1. Introdução
Este estudo fala sobre Samuel Klein, polonês que saiu do seu país de origem, por causa da guerra e construiu um império aqui no Brasil, apostando na venda varejo com crediário facilitado. Com seu jeito simples conquistou seus colaboradores fazendo com que todos os idolatrassem. Depois de seis décadas a Casas Bahia de Samuel Klein se junta com o grandioso Grupo Pão de Açúcar de Abílio Diniz e pela primeira vez a direção das Casas Bahia não tem um Klein no comando.
2. Samuel Klein
O mascate que construiu um grande império no varejo Polonês naturalizado brasileiro, Samuel Klein completou 89 anos em 2012. Quem esbarra com ele dificilmente vai associá-lo ao empresário que em seis décadas ergueu um dos maiores e mais sólidos empreendimentos do varejo brasileiro. Simples, de camisas pólo e chinelos franciscanos, boa conversa e um vibrante sotaque judaico, Samuel Klein pode ser facilmente confundido com o público – os fregueses, como ele costuma se referir aos milhões de clientes que frequentam suas lojas.
Vendedor nato, Samuel Klein adora contar histórias do mundo dos negócios. Nem de longe deixa transparecer os horrores vividos durante a Segunda Guerra Mundial, quando abandonou uma Europa ameaçada por regimes autoritaristas e fincou raízes em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Sobre esse tempo, Klein parece ter uma memória seletiva. O passado deixou suas marcas, mas não dirige o futuro. “Eu vivo e deixo os outros viverem”, costuma dizer. Samuel Klein nasceu em Lublin, na Polônia, o terceiro de nove irmãos, filho de carpinteiro de família judaica. Aos 19 anos foi preso pelos nazistas e mandado com o pai para o campo de concentração de Maidanek,