Gestão
Capital
O investimento em bens de capital providencia as ferramentas que permitem transformar inputs em outputs de forma mais eficiente.
A inflação e os impostos aumentam o custo do capital, tornando o investimento de capital mais caro. Quando o capital investido por trabalhador se reduz, podemos esperar uma redução na produtividade. Utilizar trabalho em vez de capital pode reduzir o desemprego no curto prazo, mas torna a economia menos produtiva e, consequentemente, reduz os salários a prazo.
O investimento em capital é muitas vezes necessário, mas raramente suficiente para garantir o aumento da produtividade.
Produtividade
Gestão
Inclui as melhorias obtidas através da aplicação de tecnologia e conhecimento. Mas a gestão é também responsável por assegurar que o trabalho e o capital são utilizados efectivamente para aumentar a produtividade.
A aplicação das tecnologias mais adequadas e a utilização do conhecimento mais recente requer treino e educação. As sociedades do conhecimento são aquelas em que muita da força de trabalho migrou do trabalho manual para tarefas técnicas e de tratamento de informação, actividades que requerem educação e conhecimento.
Um país não pode ser um concorrente de nível mundial com inputs de baixo nível. Uma força de trabalho de baixa qualificação, capital desadequado e tecnologias ultrapassadas não pode competir a nível mundial. Produtividade
A Produtividade no Sector dos Serviços
A produtividade no sector dos serviços tem-se revelado difícil de melhorar porque o trabalho neste sector:
É tipicamente trabalho intensivo;
Frequentemente, produzido individualmente (ex.º: aconselhamento financeiro);
Muitas vezes é um trabalho intelectual realizado por profissionais (ex.º: diagnóstico médico);
Muitas vezes difícil de mecanizar e automatizar (ex.º: corte de cabelo);
Muitas vezes é difícil de avaliar a qualidade