Gestão
Capacitar pessoas é tarefa essencial do líder. Ele é um lançador das pessoas postas sob sua liderança.
Resumo
Capacitar pessoas é atribuição essencial do líder. Capacitar, coisa mais obvia, nada mais é do que tornar o outro capaz. Parece algo bem simples e o é. O grande problema é que costumamos complicar estas coisas que em sua essência são bastante singelas. Podemos dizer que capacitar é mais do que desenvolver, ou formar as pessoas. É dar um passo a mais, desafiando aquele que foi desenvolvido, ou formado ao oferecer-lhe a oportunidade de se mostrar capaz, não em sala de aula, jogos ou simulações, mas na realidade da organização, botando a mão na massa, de tudo aquilo que lhe foi passado em teoria ou num ambiente todo protegido.
1. Introdução
Este trabalho tem o objetivo de apresentar o conceito de Capacitação e o Desenvolvimento usando suas várias formas de execução e a sua importância como um bom programa de retenção de funcionários nas indústrias brasileiras.
1. fundamentação teórica
1.1. – treinamento e Seleção de pessoal
Segundo Maria Giovannina Faraco (Treinamento de Pessoal, 1984 RJ, página 11), o treinamento está muito ligado à procura, seleção e escolha de pessoal nas empresas.
Os empregados precisam sentir-se vistos, acompanhados, corrigidos e cobrados. Não basta ensinar o trabalho dizendo-lhes onde devem chegar e o que precisam para chegar. É preciso acompanhar a execução, mostrando os erros e reformando a maneira de trabalhar, quando não for a desejável e eficaz.
Para isso existem os supervisores, os chefes, os administradores, a quem cabe a responsabilidade maior, pelo treinamento de seus empregados, para que contribuem, de acordo com a proposta contida na descrição de seus cargos e para que superem ainda mais através de seus desempenhos.
1.2. – conclusões preliminares e conceituação do treinamento
Conceituação do treinamento: é uma atividade integrada à administração do trabalho humano, para