gestão
INTRODUCÃO:
Devido a mudanças na estrutura de mercado, processos intensos de globalização e pressões em torno da competitividade nos revelam que as organizações devem analisar e até rever seus conceitos de gestão, principalmente no gerenciamento de pessoas. Os trabalhadores e suas funções passaram a ser enfatizadas como fatores principais de diferenciação estratégica. Uma pesquisa realizada com 1003 alunos de graduação e pós-graduação executiva em administração e telecomunicações revela que na teoria, as empresas destacam a valorização do profissional sendo cada vez mais exigido o desenvolvimento de competências, que infelizmente não tem sido acompanhado pelas empresas, que ainda apresentam fomas de gestão arcaicas, principalmente pequenas e médias empresas que tem apenas um setor para administrar todo um pessoal resultando em um ambiente organizacional desfavorável a aplicação das competências exigidas pelas próprias empresas.
DEFININDO COMPETÊNCIAS:
O conceito de competência é uma ideia consideravelmente antiga. Consiste pelo contexto acadêmico em um conjunto de características, conhecimento ou habilidades indicados como capazes de produzir resultados ou solucionar problemas. Na pesquisa realizada descobriu-se 15 competências valorizadas pela empresas. Dentre elas estão: domínio de novos conhecimentos técnicos associados ao exercício da função exercida, capacidade de inovação, capacidade de trabalhar em equipe, iniciativa de ação e decisão, capacidade de gerar resultados efetivos e capacidade empreendedora, entre outras.
MODERNIDADE ORGANIZACIONAL:
A modernidade tem sido aliada das empresas, trazendo um melhor preparo para enfrentar competições no mundo dos negócios, adotando estratégicas, políticas e práticas de gestão favorecendo conteúdos culturais, resultando em um comportamento competente. Hoje o desafio das empresas que adotaram esse novo método é transformar pessoas que somente fazem as