gestão
O planejamento estratégico orientado para o mercado é o processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre objetivos, habilidades e recursos de uma organização e as oportunidades de um mercado em contínua mudança. O objetivo é dar forma aos negócios e produtos de uma empresa, de modo que eles possibilitem os lucros e o crescimento almejado.
Planejamento – Conceito
Segundo Márcio Eduardo Correia Sampaio o “Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro”. Para Carlos Escóssia planejamento é “definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-lo”.
Ambos estão certos. Podemos dizer também que o planejamento é uma ação no presente que almeja atingir um objetivo no futuro baseado em ação, execução, medição e correções de rumo.
O planejamento ideal é divido em três etapas.
Planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.
Planejamento Estratégico.
Consiste em um plano de longo prazo com ações baseadas em julgamentos subjetivos, É uma aposta no futuro definido nos níveis hierárquicos mas elevados das empresas (Presidente, diretores ou conselho deliberativo/administrativo). Baseia-se no objetivo subjetivo de onde a empresa quer chegar, na sua cultura, sonho, missão e visão de longo prazo que abrange a organização em sua totalidade.
Planejamento Tático.
O planejamento tático é o desdobramento do planejamento estratégico. Enquanto o planejamento estratégico opera com incertezas em função das diversas variáveis ambientais o planejamento tático é usado na interligação das ações proposta no estratégico que são subjetivas e o operacional voltado para ação prática em busca dos resultados.
Planejamento Operacional.
O planejamento operacional é resultado das incertezas do estratégico e traduzidos pelo tático. Desenvolvido em um sistema praticamente fechado esta voltado para a