gestão
Os estilos de liderança que veremos são apenas modelos que enfatizam algum aspecto da liderança em relação aos demais. Cada líder tem em si um pouco de cada estilo de liderança, sendo ele singular, e está em constante desenvolvimento com o tempo através da formação e experiência.
Conheceremos melhor as diferentes características de determinadas gestões.
1) Líder autoritário. Este líder está focado em cumprimento de diretrizes, sem abrir espaço para opiniões de colaboradores. Passa suas ordens de maneira firme, e através de elogios ou represálias, exige que as ordens sejam cumpridas a rigor. A vantagem de assumir esta postura, é que as diretrizes se cumprem efetivamente, uma vez que há muita pressão para que isso aconteça. A desvantagem é que essa mesma pressão desestimula os funcionários, reduz a comunicação e prejudica a relação entre o líder e sua equipe.
2) Líder burocrático. Seu estilo de liderança pode ser previsível, já que este se limita a aplicar o regulamento e acatar as regras, sem permitir que novas ideias sejam aderidas por falta de espaço para que isso aconteça. A vantagem é que esse é um sistema que também funciona, já que segue todas as normas. A falta de motivação que vai aos poucos se estabelecendo é a desvantagem. O excesso de normas, nem todas tendo vantagem prática, faz com que a equipe se sature dessa gestão.
3) Líder Laissez-faire (deixai fazer). Nesse tipo de liderança, a equipe é madura e comprometida, e consegue desenvolver projetos sem interferência do líder. Porém, a falta absoluta de interferência faz com que a ligação entre líder e equipe se danifique, consequência da falta de suporte. A vantagem de liderar desta forma é ter uma equipe autônoma e experiente, que