Gestão
O líder e a equipe de lideranças têm como responsabilidade o projeto da organização, sendo este moldado a partir dos anseios da corporação, a fim de fazê-la capaz de realizar sua estratégia coorporativa. O modelo estrela será usado como referência para podermos analisar o empreendimento e identificar as cinco principais componentes do projeto de uma organização. O alinhamento das pontas representa que a organização chegou no seu estado mais eficiente. Estratégia é o que define o rumo da empresa. Representa a missão e a visão da empresa, bem como as metas de curto e longo prazos. É o setor que define os produtos e mercados almejados, e também os que não são, especifica qual a vantagem competitiva para a organização e como esta pode se diferenciar no mercado. Uma estratégia que não esteja clara ou que não seja consenso entre os líderes impossibilita a existência de critérios que embasem as decisões relativas ao projeto e assim é impossível fazer escolhas coerentes pelo caminho.
Estrutura organizacional determina onde o poder e autoridade se localizam, incluindo os componentes organizacionais, seus relacionamentos e a hierarquia. Deve promover um “lar”e uma identidade para os funcionários.
2.2 . Referência histórica da autogestão
A história da autogestão está atrelada ao movimento dos trabalhadores e, principalmente, dos operários, em seu contexto de luta de classes, luta pela liberdade e pela livre criação. A autogestão assume, dessa forma, um caráter de transformação social, propondo mudanças radicais das atuais estruturas do sistema estatal-político-econômico. A aspiração à autogestão está compreendida na própria essência do socialismo, ou seja, sem autogestão não existe socialismo. (NASCIMENTO, 2008)
A palavra autogestão é relativamente nova. De origem servocroata e traduzida literalmente, ela surgiu nos anos 60 para designar a experiência da Iugoslávia de Tito, em ruptura com o Stalinismo. (GUILLERM;