gestão
INTRODUÇÂO
A indústria de celulose, por possuir um consumo específico de água relativamente alto, deve iniciar uma movimentação importante em busca de novas tecnologias, ou até mesmo, de métodos convencionais que possibilitem evitar desperdícios e melhorar a utilização da água dentro de seus processos produtivos, e como consequência minimizar na captação e reduzir os custos no tratamento de água.
Um dos maiores desafios da indústria neste século é coexistir pacificamente em tempos de escassez de recursos naturais. A baixa disponibilidade de água utilizada como matéria prima em processos produtivos e as crescentes exigências da humanidade por um ambiente mais saudável têm impulsionado nas ultimas décadas a implantação de programas de conservação e reutilização de efluentes líquidos em todo o mundo.
As indústrias hidrointensivas, isto é, aquelas que necessitam de grandes quantidades de água nos processos industriais, como, por exemplo, as indústrias de produção de celulose são aquelas nas quais um programa de otimização e reuso de água, faz-se extremamente necessário para sua sobrevivência no mercado.
Vários estudos ambientais indicam que já é notável a redução de algumas fontes naturais de água, um recurso imprescindível para o desenvolvimento econômico e social de uma nação. Paralelamente, devemos impulsionar as pesquisas na área de otimização da agua utilizando algumas ferramentas da qualidade para auxiliar nessas pesquisas.
Espera-se com esse artigo encontrar soluções para a indústria de produção de celulose reduzir o consumo de água limpa captada dos rios e com isso minimizar alguns custos dentro da empresa. E tendo isso em vista, o presente trabalho enfoca uma aplicação de ferramentas da qualidade dentro do processo de produção de celulose. Mas é bom enfatizar que nenhuma técnica, por mais inovadora que seja, obterá resultados sem a conscientização de