Gestão
Planejamento e Gestão da Cadeia de Suprimentos
Grupo: Marcio Carvalho, Djoser Inácio, Deivid Corrêa.
1. A ideia de encurtar o canal 4 (Figura 1), eliminando futuramente o distribuidor regional, não é normalmente fácil de se executar. Discuta as vantagens e desvantagens de adotar desde o início a mesma estrutura de distribuição do canal 3, para todas as regiões do país. Admitindo que o esquema da Figura 1 seja adotado, quais as dificuldades, custos e investimentos que você vislumbraria para proceder ao encurtamento do canal, digamos, daqui a cinco anos?
R: A desvantagem em adotar a mesma estrutura do canal 3 em todo o país está ligada diretamente aos custos e incertezas, visto que o produto não parece estar consolidado no mercado/ ou não tem mercado, seria um grande investimento para um retorno muito incerto, teria que montar uma equipe para estar representando o produto nas mais diversas regiões, a vantagem está direcionada a redução de custo, e uma entrada mais gradual nas diversas localidades, por conta que quem faria a parte de representação seria a própria matriz (dentro de suas possibilidades). Se o esquema da figura 1 for adotado, acreditamos que a maior dificuldade estaria na expansão do produto nas outras regiões, por conta disto o nosso maior investimento seria nas equipes que ficariam nas diversas regionais.
2. Por que separar os clientes pequenas empresas dos clientes pessoas físicas?
Os primeiros não poderiam adquirir o produto diretamente das lojas? Quais as vantagens e desvantagens de efetuar essa separação?
R: Separar os clientes é uma estratégia inteligente, pois são dois públicos com exigências e expectativas diferentes. A estratégia de dividir pequenas empresas de clientes finais impacta em custo extra (Dealers), porem demonstra que a empresa entende a importância de um atendimento especial para fidelizar o cliente desse segmento. Pequenas empresas procuram algo mais personalizado,