Gestão
Gestão de Custos Logísticos
O setor de compras é um dos setores mais importantes da empresa quando se trata de obtenção de lucro, lembrando que a boa compra corresponde em cerca de 60% com preço de venda do produto, seja custo direto ou indireto. Um Setor de Compras bem regrado, com uma visão sistêmica, e que trabalha de acordo com a necessidade da empresa, é forte influencia no processo de alavancagem. Com base no texto (PLT 222- pag. 145) temos como exemplo a empresa Pão de Açúcar, que gira mais de 1.600 toneladas de hortifrutigranjeiros por dia, num único centro de distribuição. Todo ano o grupo Pão de Açúcar promove anualmente um encontro de fornecedores de frutas, legumes e verduras, além de agro-fornecedores, empresas de transporte, embalagens e insumos, que teve como tema no ultimo realizado em 2003 a compra direta de hortifrutigranjeiros da rede, além de novas propostas para melhorar o relacionamento entre as empresas. Tendo como uma das metas a serem discutidas as melhores práticas em distribuição e logística.
Podemos identificar neste texto novas metodologias da área de compras como:
• Negociações diretas com os produtores. • Processo de qualificação que conta com a consultoria de agrônomos, que acompanham os produtos desde a origem até a chegada ao consumidor final. • Projetos conjuntos, que vão desde novos produtos até divulgação no ponto-de-venda. • Distribuição eficiente e dentro do prazo. • Sistema Nacional de Compras e a partir desta, as promoções. • Espaço pra venda experimental de produtos que ainda não estão sendo produzidos em larga escala.
Podemos observar que muitos produtos são comprados no atacado por ser a forma de comprar variedades de produtos por um bom preço, oferecendo assim uma forma de pagamento que facilite a compra para clientes alvos, com qualidade e em grandes quantidades pra fracionar ofertas para os clientes e aos fornecedores.
Com base no estudo,